A Time Warner Cable, uma das maiores operadoras de telecomunicação dos Estados Unidos, foi multada em US$229 mil depois de ligar 153 vezes para uma cliente em menos de um ano. A consumidora em questão é a norte-americana Araceli King, de Irving, Texas.
Em um relato, a cliente disse que atendeu uma das dezenas de ligações e descobriu que a empresa não estava procurando por ela. Araceli King teve uma discussão de sete minutos com o atendente da TWC, explicando que não era Luiz Perez (o destinatário das ligações), mas, mesmo assim, continuou recebendo chamadas automáticas da empresa de telecomunicação.
Se isso não fosse o suficiente para ser considerada a empresa mais chata do mundo, a TWCcontinuou ligando para a moça, mesmo sabendo que o número estava errado. A moradora do Texas entrou com um processo contra a companhia em março, e mesmo depois disso, ainda recebeu 74 ligações da TWC.
"As empresas estão usando robôs para discar os números. Eles são bons na eficiência, mas há um custo quando eles incomodam a vida das pessoas. Este não é um caso isolado"Sergei Lemberg, advogado de Araceli King
Um julgamento para o caso foi marcado para o dia 27 de julho.
Um caso parecido com o da norte-americana e a TWC aconteceu aqui no Brasil, no final do ano passado. O advogado Augusto de Paula Barbosa recebeu, durante dois meses, mensagens e ligações de publicidade da Claro, operadora de telefonia brasileira. O advogado contou que em determinados dias, em um período de 1 hora a empresa ligava em intervalos de 1 minuto e caso uma das chamadas fosse atendida, o intervalo entre as ligações diminuia para 6 segundos.
Infelizmente, estes não são casos isolados e a legislação contra o abuso das empresas de telecomunicação ainda não funciona como deveria. No caso de Araceli King, os advogados da TWC estão alegando que a empresa é inocente, pois o as ligações chatas (e erradas) não violam o "Telephone Consumer Protection Act", lei norte-americana que serve para proteger os consumidores dos abusos causados por ligações automáticas excessivas.
Fonte: Adrenaline, 09/07/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário