sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Índia vai usar tablets para monitorar uso de banheiros

Funcionários públicos vão percorrer interior do país e divulgar hábitos higiênicos da população em tempo real


Indiano urina em um beco em Mumbai: nas favelas da cidade, cada banheiro é compartilhado, em média, por 81 pessoas
Foto: PAL PILLAI / AFP

Indiano urina em um beco em Mumbai: nas favelas da cidade, cada banheiro é compartilhado, em média, por 81 pessoas - PAL PILLAI / AFP

NOVA DÉLI - O primeiro-ministro indiano Narendra Modi lançará este mês um programa nacional online para monitorar se a população está usando o banheiro. Funcionários públicos usarão celulares, tablets e iPads na zona rural do país para acompanhar os hábitos higiênicos locais. Os resultados serão divulgados em tempo real em um site do governo.
Segundo o Banco Mundial, a escassez de banheiros na Índia custa ao país mais de US$ 50 bilhões por ano, principalmente devido a doenças relacionadas à falta de higiene.

Cerca de 626 milhões de indianos defecam em espaços abertos, em comparação com 14 milhões na China, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Desde que assumiu o governo, em maio, Modi queixa-se constantemente do precário estado de saneamento e da limpeza pública do país. O primeiro-ministro pretende resolver o problema nos próximos cinco anos.
O governo dobrou os gastos em um programa de construção de banheiros e pediu para que as maiores empresas do país contribuam com doações.
“Até agora, o monitoramento era dedicado apenas à construção de banheiros, mas agora o seu uso será averiguado”, explicou o governo, em nota na última na última quarta-feira, 31. Em outubro, Modi provocou a ira de funcionários públicos, obrigando-os a ir ao trabalho e limpar banheiros durante um feriado nacional.
Fonte: OGlobo, 05/01/2015



Nenhum comentário: