sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Polícia prende jovens por borrifar água benta no mausoléu de Lênin


Dois jovens russos foram presos pela polícia após borrifarem água benta no mausoléu que abriga o corpo mumificado do líder soviético Vladimir Lênin, na praça Vermelha de Moscou, na segunda-feira (19).
Segundo a ONG OVD, especializada na prisão de ativistas, os jovens passaram pelas barreiras que protegem o túmulo para borrifar o local com grandes garrafas de água. Enquanto faziam isso, gritavam "levanta-te e anda".
A ação está em um vídeo na internet. A OVD afirma que os dois detidos são Evgueni Avilov e Oleg Bassov, integrantes do coletivo de artistas russos Blue Rider. Os dois foram acusados de vandalismo e podem pegar até 15 dias de prisão.
A ação ocorreu no dia em que os cristãos ortodoxos celebram a Epifania, que marca o batismo de cristo no rio Jordão, e durante a qual os fiéis mergulham em rios e lagos.
De acordo com uma porta-voz do Blue Rider, Irina Dumitskaïa, citada pela OVD, a ação foi destinada a "destruir o mito de que Lênin é imortal ao tentar ressuscitá-lo no dia da Epifania, como Jesus ressuscitou Lázaro".
A exposição do corpo mumificado do líder da Revolução de Outubro num mausoléu na Praça Vermelha divide os russos. A maioria da população é a favor de sua retirada, mas os comunistas se opõem veementemente.
Fonte: Reuters, via Folha, 20/01/2015

Nenhum comentário: